Post

Declarações da RAIS 2018 já tem prazo estipulado

As declarações devem ser enviadas até o dia 5 de abril

  • Postado em 22 de fevereiro de 2019

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) precisa ser declarada anualmente. O prazo para declaração da RAIS referente ao ano anterior vai até o dia 5 de abril e pode ser realizada pela internet através do programa GDRAIS 2018, disponível no site www.rais.gov.br.

A RAIS reúne informações e dados referentes ao número de empregados e trabalhadores no Brasil, bem como o número total de empresas e o ramo de suas atividades, entre outras informações. O documento serve como base para que o governo federal possa desenvolver politicas públicas destinadas aos trabalhadores e realizar o pagamento de benefícios aos mesmos.

 A declaração deve ser fornecida por pessoas jurídicas (que estavam com CNPJ ativo no ano de 2018), órgãos e entidades da administração dos governos municipal, estadual e federal, da mesma forma que estabelecimentos com Cadastro Específico do INSS (CEI) e cartórios extrajudiciais. No caso dos Microempreendedores Individuais (MEI), a declaração só deve ser enviada caso houver empregados.

Correções no documento podem ser feitas na área do programa, que permite ao empregador realizar as declarações ou correções em declarações de anos anteriores. Caso a declaração não seja feita dentro do prazo estipulado ou contenha informações incorretas, o responsável poderá pagar multa que varia de R$ 425,64 até R$ 42.641,00.

Outras informações podem ser consultadas no manual da Rais (ano-base 2018) disponível em: http://www.rais.gov.br/sitio/rais_ftp/ManualRAIS2018.pdf


Procurar

Vídeo