Post

A importância da capacitação para o gestor público

  • Postado em 28 de março de 2019

Os sistemas de gestão revolucionaram o modo de trabalhar com a gestão pública, transformando o cotidiano do gestor por meio da utilização de softwares que oferecem eficácia, agilidade e segurança.

Um dos maiores desafios de aderir a um novo sistema de gestão pública, é a capacitação dos profissionais que irão utilizá-lo. Em muitos casos, ainda existe resistência em relação ao uso de um novo sistema. Isso ocorre principalmente pela mudança nas rotinas e na funcionalidade do sistema.

Quando o processo de implantação é completado, ou seja, quando um sistema é substituído por outro, a capacitação do gestor público entra para que o mesmo entenda o funcionamento do novo sistema. Seja ele relacionado a educação, saúde, área administrativa, etc.

A capacitação é realizada pelos técnicos e instrui o gestor durante o processo de adaptação. Os gestores também precisam estar cientes do papel que irão desemprenhar nesse processo, o que inclui dedicação no período de aprendizagem e desapego do sistema antigo.

Após concluída a capacitação, o gestor ainda recebe acompanhamento remoto, geralmente realizado através do auxílio de um suporte técnico.

A implantação correta dos softwares e uma capacitação eficiente,  garantem que os recursos do novo sistema sejam utilizados de forma correta e eficiente.


Procurar

Vídeo